Código de Conduta
1. Introdução
O Código de Ética é, sem dúvida, o principal meio de difusão da cultura de ética dentro da empresa, uma vez que indica os princípios e os valores a que cada indivíduo deve ajustar o seu comportamento.
A difusão do Código de Ética tem vindo a aumentar nos últimos anos, também em virtude de disposições legais específicas a nível nacional e internacional.
No Brasil, a importância a de ter uma ferramenta como o Código de Ética tem aumentado, entre outras coisas, como resultado de proporcionar uma responsabilidade específica das entidades legais, como resultado da prática das infrações estabelecidas pela Lei. N. 12.846/2013 também conhecida como Lei Anticorrupção Brasileira, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a Administração Pública, nacional ou estrangeira.
A Milanez & Milaneze decidiu adotar o seu próprio Código de Ética com base nos princípios éticos empresariais e sociais cumprindo requisitos das Lei e para torná-lo parte do seu sistema de controle interno oficialmente.
Estes valores e práticas refletem elevados padrões éticos e morais, buscando assegurar transparência, credibilidade e preservar a sua imagem perante a sociedade.
2. Princípios gerais
O Código de Ética da Milanez & Milaneze S/A visa estabelecer um sistema de regras e padrões, a ser seguido por todos aqueles que operam em seu nome e no seu âmbito.
Para sua observância eles são necessários que:
- Os representantes dos órgãos de decisão e gestores, a que acima de tudo a responsabilidade de todas as ações estão em conformidade com o Código, divulgar conhecimentos e incentivar a partilha pelos funcionários e colaboradores.
- Os funcionários, que são obrigados a agir em conformidade com o Código e para apontar as infrações;
- Colaboradores externos, que devem ser devidamente informadas sobre as regras de conduta contidas no Código, que correspondem a eles seu próprio comportamento para a duração da relação com a Milanez & Milaneze.
2.1. Critérios Éticos
Neste parágrafo iremos descrever as orientações éticas fundamentais reconhecidos pela Milanez & Milaneze para afirmação da sua missão, que deve necessariamente se referir a todos os envolvidos, a fim de promover o bom funcionamento, confiabilidade e reputação da instituição.
a) Legalidade
No exercício de suas atividades, agir em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, e com o Código de Ética e procedimentos internos.
b) Imparcialidade
Nas decisões que afetam as relações com os seus stakeholders (clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade), a Milanez & Milaneze evita qualquer forma de discriminação: com base no sexo, orientação sexual, raça, classe social, nacionalidade, língua, religião, opinião política, filiação filosófica a filiação sindical político ou comercial, estado de saúde e deficiência, idade exceto nos casos previstos por lei em vigor.
c) Honestidade
Nas atividades e relacionamentos de qualquer tipo e natureza, os colaboradores da Milanez & Milaneze são obrigados a observar com precisão as leis, o Código de Ética e regulamentação interna. Em nenhum caso o suposto interesse ou para a vantagem financeira não justificam a não seguir as leis e regulamentos acima mencionados e, mais geralmente, em uma atitude honesta.
d) Justiça
Como parte de qualquer atividade deve ser evitada ou pelo menos bem gerida situações em que as partes envolvidas na transação são, ou só pode parecem ser, em conflito de interesses; em cada caso, deve ser representado cada elemento útil, a fim de permitir que os sujeitos possam assumir escolhas.
e) Relação com os organismos de controle e auditória
As relações com os órgãos de controle são baseadas em princípios de transparência, integridade, veracidade e precisão das informações.
As informações não serão silenciadas ou distorcida que, pela legislação em vigor, devem ser comunicadas aos organismos de controle.
f) Confidencialidade
A Milanez & Milaneze garante a confidencialidade das informações que estão em sua posse e também os em fase de pesquisa de dados confidenciais, exceto expressamente autorizado por cumprimento das leis existentes. Os funcionários não devem utilizar informações confidenciais para fins não relacionados com o exercício das suas responsabilidades de trabalho.
g) Valor de colaboradores
Os colaboradores da Milanez & Milaneze são um fator indispensável para o sucesso da instituição. Por esta razão a Milanez & Milaneze protege e promove o valor dos colaboradores, a fim de maximizar o grau de satisfação e aumentar a sua riqueza de habilidades que possuí.
Portanto, em lidar com as relações que envolvem o estabelecimento de relações hierárquicas, a Milanez & Milaneze exige que a autoridade ser exercida de forma justa e corretamente, ao proibir qualquer comportamento que possa de algum modo prejudicar a dignidade pessoal e colaborador profissional.
h) A qualidade dos serviços
A Milanez & Milaneze direciona suas atividades para a satisfação e proteção dos seus clientes, bem como a valorização da comunidade em que opera.
i) Liberdade de Mercado
Milanez & Milaneze adequa suas atividades para salvaguardar os princípios da concorrência e do mercado livre.
j) E-mail e Internet
A Milanez & Milaneze é proprietária dos sistemas de e-mail e de Internet utilizados no local de trabalho e, portanto, estes sistemas devem ser utilizados principalmente para comunicações relacionadas ao trabalho. Embora cada um de nós tenha senhas de acesso individuais para os sistemas de e-mail e de Internet, a Empresa reserva-se o direito, sujeito às leis aplicáveis, de acessar e monitorar o uso desses sistemas sempre que considerar necessário. Estamos estritamente proibidos de utilizar os sistemas de e-mail e de Internet para qualquer propósito impróprio ou ilegal, inclusive para transmissão de conteúdos que possam ser vistos como insultantes ou ofensivos a outras pessoas, tais como mensagens, desenhos ou piadas que possam ser interpretados como discriminatórios de raça, cor, religião, sexo, idade, nacionalidade ou deficiência.
3. Relações com as instituições e empresas públicas
As relações com a administração pública são baseadas na máxima transparência e equidade.
Em particular, a Milanez & Milaneze possuí os relatórios necessários, de acordo com os papéis e funções atribuídas pela lei e dos estatutos, num espírito de plena cooperação com as administrações Municipal, Estadual, Federal e outras autoridades locais, no Brasil.
Relações com representantes de instituições públicas são limitadas para os departamentos relevantes e regularmente autorizado, no que respeita à observância mais rigorosa da lei e dos regulamentos e não pode de forma alguma comprometer a integridade e reputação da instituição.
Para este fim, é proibido para quem trabalha para Milanez & Milaneze ou a seu pedido fornecer, diretamente ou através de terceiros, direta ou indiretamente, oferecer ou dar vantagem indevida a agente público, nacional ou estrangeiro, ou a pessoa a ele relacionada.
Estes requisitos não podem ser contornados pelo recurso a formas de contribuições, disfarçados de patrocínios, as atribuições, a consultoria ou a publicidade, de fato, a mesma finalidade não é lícita proibida acima.
Atos de cortesia, brindes e formas de hospitalidade a funcionários públicos ou de um serviço público deve ser sempre previamente autorizada de acordo com procedimentos específicos; elas só serão permitidas, desde que sejam de valor modesto e, tal como para ser considerada normal em relação ao caso com a condição de que esta não comprometer a integridade e a reputação da Milanez & Milaneze e não influenciar o julgamento independente do destinatário.
Da mesma forma administradores, empregados e funcionários não podem receber presentes ou outros benefícios, exceto dentro dos limites da cortesia normal e desde que sejam de valor modesto.
4. Princípios de conduta nas relações com as instituições e empresas privadas
A Milanez & Milaneze favorece o desenvolvimento dos setores econômicos envolvidos ou representados nas suas iniciativas.
Nas suas relações econômicas com instituições, empresas privadas e representantes dos Órgãos Sociais, os diretores, colaboradores e empresas terceirizadas devem agir de acordo com o princípio da integridade profissional, eficiência e eficácia.
Em particular, deve, além do acima referido no que respeita às relações com instituições públicas, fornecer as informações necessárias para uma avaliação do objeto das negociações e para selecionar as contrapartes de acordo com padrões de confiabilidade, profissionalismo e da ética da mesma.
Avaliação de fornecedores também deve incluir a avaliação da qualidade e do preço dos diferentes produtos e serviços oferecidos de uma forma eficiente e eficaz.
5. Princípios de conduta nas relações com outra partes interessadas
5.1. As relações com os partidos políticos, sindicatos e associações
A Milanez & Milaneze proíbe qualquer forma de pressão indevida, direta ou indireta, de líderes políticos ou sindicais, também realizado por meio de seus diretores e empregados. Os diretores, colaboradores e empresas terceirizadas, por sua vez, não podem exercer qualquer atividade política durante horas ou bens de uso ou equipamento de trabalho para esse fim; Ele também deve deixar claro que quaisquer opiniões políticas que expressaram aos outros são estritamente pessoais, não representando, portanto, a visão e a orientação da empresa.
Nas relações com outros grupos de interesse (por exemplo: As associações comerciais, organizações territoriais, ambientais, etc.) qualquer diretor, colaboradores e empresas terceirizadas não deve prometer ou oferecer vantagens financeiras, promessa de dar ou receber mercadorias em benefícios de si ou de outra em sua capacidade pessoal para promover ou facilitar os interesses da instituição.
A Milanez & Milaneze poderá aderir aos pedidos de contribuições quando de grande valor cultural, social ou artístico.
Atividades de patrocínio poderá beneficiar questões sociais, de meio ambiente, de esportes, entretenimento, arte e cultura.
Em qualquer caso, ao selecionar as propostas para apoiar, a Milanez & Milaneze deverá prestar muita atenção a qualquer possível conflito de interesses de ordem pessoal ou empresarial.
5.2. Relacionamento com a sociedade
Milanez & Milaneze está ciente da situação econômica, social e territorial gerados pela sua atividade. A fim de maximizar os benefícios para a sociedade resultante da gestão de seus ativos imobiliários, a administração deve operar ao longo dos seguintes critérios:
- Desenhar e implementar infraestrutura adequada para sediar feiras de importância nacional e internacional, capaz de oferecer facilidades para os organizadores, expositores, visitantes e fornecedores de serviços conexos e facilitar a circulação de pessoas e bens;
- Conceber estas infraestruturas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ambiente, o estilo de vida e a estética dos locais que os acolhem, incentivando a sua utilização por parte dos cidadãos, mesmo fora das feiras;
- Permitir que as instituições públicas e as autoridades locais para incentivar a construção de infraestruturas públicas de apoio adequado para os fluxos de pessoas e bens gerados por exposições hospedados.
5.3. Relações com a Imprensa
Milanez & Milaneze reconhece os meios de imprensa um papel central no processo de transferência de informações.
Por esta razão, ela gerencia relacionamentos com suas partes interessadas com base no princípio de transparência e tem o compromisso de informar constantemente todos os envolvidos, direta ou indiretamente, em suas próprias atividades.
Além de publicar regularmente as demonstrações financeiras de acordo com os regulamentos legais, a Milanez & Milaneze está empenhada em tornar público, com seus instrumentos ou através da divulgação de informações aos meios de comunicação, a informação útil para a compreensão das atividades realizadas, os possíveis efeitos sobre a sociedade e, dos futuros programas.
Para o desenvolvimento desta tarefa, as atividades de comunicação e o trabalho de divulgação de notícias é reservada exclusivamente para os serviços competentes.
Portanto, é proibido para todas as outras pessoas espalhar informações sobre Milanez & Milaneze sem permissão prévia.
Todos os funcionários devem abster-se também de disseminar falsas ou enganosas, que a comunidade externa é susceptível de induzir em erro.
6. Políticas de gestão de funcionários
A Milanez & Milaneze promove e presta atenção para o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.
A empresa fornece um ambiente de trabalho receptivo, estimulando a proposição das contribuições profissionais do indivíduo e trabalha para envolver as pessoas na partilha de responsabilidades e os objetivos de recrutamento consistentes com os papéis.
Políticas de seleção, remuneração e treinamento de funcionários são inspirados por critérios de profissionalismo, competência e mérito, rejeitando qualquer tipo de discriminação ou pressão de qualquer origem destinado a incentivar o recrutamento ou a atribuição de tarefas para o benefício de pessoas ou entidades fora das suas escolhas livres.
Com base no mesmo princípio, a Milanez & Milaneze espera que os administradores e colaboradores venham agir com imparcialidade, evitando qualquer desigualdade de tratamento, e deve se esforçar para manter um clima interno de respeito da dignidade e personalidade individual.
Recrutamento está em plena conformidade com todas as regras legais e contratuais, incentivando a inclusão do empregado no local de trabalho.
7. As obrigações de fornecedores e parceiros com referência ao código de ética
A Milanez & Milaneze informa seus fornecedores e parceiros de negócios do conteúdo deste Código.
Por sua vez, fornecedores e parceiros comerciais são obrigados a assinar declarações conhecimento adequado dos princípios nela contidos, comprometendo-se a observá-los no contexto das relações com a Milanez & Milaneze e não se envolver em nenhum comportamento que induz de forma alguma o corpo ou de seus diretores, funcionários ou associados a violar estes princípios.
8. Política de controle de gestão
A Milanez & Milaneze detecta sistematicamente os eventos gerados por suas operações, mantendo o controle de todas as ações empreendidas no sentido de permitir que seus registros contábeis, a reconstituição e a identificação das responsabilidades.
A fim de proporcionar a análise de todos os elementos necessários e de acordo com os princípios de eficiência e eficácia, bem como fazer a mesma gestão em conformidade com a lei, os representantes dos órgãos internos, o gestor e todos empregados são obrigados a cumprir as regras envolvidas no registro de eventos, dependendo das responsabilidades e papéis.
Também é necessária que todos os membros dos órgãos sociais, gerentes, funcionários e colaboradores não usem os recursos tangíveis e intangíveis, equipamentos, imóveis e do patrimônio da informação de propriedade da Milanez & Milaneze para ganho pessoal, ou não relacionados com a gestão.
Em nenhum caso é permitido o uso desses recursos fora das responsabilidades associadas à função ou para realizar ações contrárias à entidade.
9. Execução e controle do código de ética
a) Comunicação e formação
O Código de Ética é trazido à atenção do público interno e externo por meio de atividades de comunicação específicas. A fim de assegurar a correta compreensão do Código a todos os colaboradores, o departamento pessoal prepara e implementa um plano anual de formação que visa promover o conhecimento dos princípios e padrões éticos.
b) Os relatórios das partes interessadas
Todas as partes interessadas da Milanez & Milaneze podem informar, por escrito ou por via eletrônica e não anonimamente, qualquer violação ou suspeita de violação do Código para o Conselho de Administração que deverá analisar o relatório, possivelmente ouvir o autor e o responsável a suposta violação.
E dever do departamento de auditoria interna agir a fim de proteger informantes contra qualquer tipo de retaliação, discriminação ou penalidade.
É, também, a identidade mantida em sigilo, sem prejuízo das obrigações legais.
c) As violações do Código de Ética
O cumprimento das disposições deste Código é uma parte essencial das obrigações contratuais para os colaboradores da Milanez & Milaneze.
A Milanez & Milaneze compromete-se a estabelecer e fazer cumprir, com coerência, imparcialidade e uniformidade, sanções proporcionais às respectivas violações do Código e em conformidade com as disposições aplicáveis na regulação das relações de trabalho.
Em particular, no caso de violações do Código cometidos por diretores e funcionários, serão adotadas as medidas conexas e as sanções serão impostas em plena conformidade com as leis trabalhistas, os regulamentos e as disposições da convenção coletiva em vigor.
As infracções individuais e sanções serão determinado em um documento especial para ser colocado em lugar acessível a todos, em conformidade com as leis em vigor.
Qualquer violação do Código de Ética é uma violação do vínculo de confiança inerente ao mandato dos diretores, funcionários e colaboradores, com todas as consequências legais. O departamento de auditoria interna deve ser informado de qualquer decisão tomada como resultado de alegadas violações do Código de Ética.